Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De repente já nos trinta

De repente já nos trinta

Sobre o Estágio

01.05.18, Girl About Town

inspiration-quote.jpg

 

Faz no próximo dia 3 de Maio um mês que comecei o estágio.

O que posso dizer sobre este primeiro mês?

Não foi fácil, não foi nada fácil.

Eu que sou uma pessoa tímida e reservada acho que as adaptações são sempre difíceis, ir para um sitio novo, onde não se conhece ninguém é sempre complicado, depois aliado a isto está o facto de estar a fazer uma coisa totalmente nova para mim, a minha experiência na Contabilidade é zero.

Então basicamente tive que me adaptar às pessoas e aos métodos de trabalho daquele gabinete.

Relativamente às pessoas, trabalham cinco pessoas naquele gabinete incluindo o meu patrão que me parece ser uma pessoa bastante correta, muito simpático e que trata todos por igual.

Os restantes quatro são todos diferentes, uns mais acessíveis, outros menos, por vezes não sei bem o que pensam de mim mas são todos simpáticos.

A parte difícil é conhecer a forma como trabalham e adaptar-me a ela, há muitas coisas que eu não sei, tenho sempre algumas duvidas então no inicio tinha que estar sempre a perguntar imensas coisas, embora agora já não sinta tanta necessidade de fazer perguntas há sempre coisas que preciso que me expliquem e então às vezes imagino que seja chato para eles terem sempre o seu trabalho interrompido para responder às questões de uma estagiária.

Agora já vou fazendo algumas coisas com mais liberdade mas sinto que ainda precisava de mais tempo para encaixar totalmente com aquele trabalho.

Lá, acabo por fazer um pouco de tudo, aquele trabalho típico de estagiário, o dito "trabalho que ninguém quer fazer" mas que eu acho que acaba por ser útil e nos ensinar alguma coisa.

Tenho também feito a contabilidade de várias empresas de áreas diferentes o que me tem dado bastante conhecimento a esse nível o que para mim era importante.

O balanço deste mês é então bastante positivo, melhor só ficando lá mais tempo, o que é difícil pois já só faltam duas semanas para o fim do estágio.

Depois disso, vamos ver o que o futuro me reserva. 

 

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Girl About Town

    02.05.18

    Pois é, eu estou a gostar bastante e acho que realmente vou sair dali com muito mais conhecimento prático das coisas.
    É que isto na prática é muito, muito diferente da teoria.
  • Imagem de perfil

    Andy Bloig

    02.05.18

    Tinha-te dito isso há uns bons tempos atrás.
    O que aprendes na universidade é muita teoria que mal vais encontrar na prática. É nisso que muita gente não aguenta o choque. Está lá na "pior altura" do ano. Tiveste os relatórios únicos, IRS, agora o IRC, pelo meio as DRM, retenções e está a chegar a altura de começares a preencher as IES que vais precisar de enfrentar e não fugires... porque vais levar "muita tareia" quando as estiveres a fazer/conferir e aquilo não bater certo.
    Se tiveres alguém a ajudar-te, não te assustes (muito) quando a pessoa se rir, enquanto andas lá a escarafunchar para descobrires o que está mal... que é um número que ficou no quadrado errado. Garanto-te que na próxima que vás ver, aquela é a primeira coisa que conferes.
    Não tenhas medo de brincar com as definições e números. No que aprendeste não te deixaram pensar nisso, agora podes usá-lo para compreenderes o porquê de cada coisa. Com essas brincadeiras, consegues desvendar onde os programas informáticos falham e onde falham as pessoas. Assim que o domines, acertar balanços, demonstrações e relatórios, acaba por ser divertido.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.