Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De repente já nos trinta

De repente já nos trinta

Será a falta de ambição um defeito?

01.03.16, Girl About Town

Estes dias num jantar de família discutia com uma pessoa que é quase meu irmão a questão da emigração.

Tenho família em vários pontos da Europa então emigração é sempre uma coisa que se fala em minha casa principalmente porque esta pessoa que aqui vos falo vai emigrar em Abril para a Inglaterra.

Esta pessoa trabalha na cozinha de um restaurante, pode-se dizer de luxo, ganha um pouco mais do que o salário mínimo mas já tem casa própria, já esta paga é divorciado mas tem um filho em Portugal.

Gosta do emprego, já teve oportunidade de ir para outro sítio ganhar um pouco mais mas não foi.

Ele quer mesmo é emigrar porque quer ganhar muito mais dinheiro e supostamente na Inglaterra ganha-se muito bem ele já tem emprego à espera dele numa fabrica de conservas.

Nessa tal conversa eu dava-lhe a minha opinião, neste caso sou contra ele ir, contra no sentido em que eu nas condições em que ele se encontra não emigrava ainda mais quando única coisa que o leva a emigrar é mesmo o dinheiro.

Eu sempre disse que só saia do meu país se estivesse mesmo muito mal e depois de esgotadas todas as minhas opções até porque eu acredito que aqui ainda há emprego.

Cheguei a comentar que preferia ganhar 700€ num escritório de contabilidade do que ganhar 3000€ numa fábrica de conservas na Inglaterra.

A resposta que tive foi que estavam muito admirados com a minha falta de ambição.

Dei por mim a pensar nisto, a verdade é que não sou uma pessoa muito ambiciosa, contento-me com pouco pois nunca fui habituada a ter muito mas sempre tive tudo o que me fez falta, nunca me faltou nada.

No futuro gostava de ter um salário que me permitisse ter a minha casinha, que pode ser alugada, até porque vejo mais vantagens no alugar do que propriamente na compra mas isso é uma questão pessoal, gostava de ter dois filhos e ter capacidades para lhes dar uma vida digna e confortável e gostava que me sobrasse dinheiro ao fim do mês para poder jantar fora de vez em quando, ir ao cinema, teatro, para viajar nas férias e ter dinheiro para poder fazer umas comprinhas de vez em quando.

Realmente se calhar sou pouco ambiciosa, é a tal coisa contento-me com pouco, se com o meu salário já conseguir viver de acordo com o que esta acima já vou ser feliz.

A minha maior ambição se calhar é o trabalho, queria ter o meu próprio escritório de contabilidade, antes disso ainda gostava de conseguir trabalho nessa área muito rapidamente.

Eu acredito, aliás, eu sei que se estiver a fazer aquilo de que eu gosto vou ser feliz independentemente de receber muito ou pouco.

Na maior parte dos anos que trabalhei e que já foram muitos, foram a fazer coisas que não gosto ou que nada tem a ver com a minha área de formação. Já ganhei bem, já ganhei mal, mas feliz com o emprego nunca fui pois não faço aquilo que amo.

 Não tenho a ambição de ter três carros de gama alta, ter uma casa gigante com quatro casas de banho, andar sempre pelos restaurantes e hotéis mais badalados do país ou então ter muito dinheiro para gastar em bolsas Chanel ou Louis Vuitton.

A minha ambição é fazer aquilo que amo, ganhar um salário justo para o trabalho que desempenho e isto basta-me para ser feliz.

No fundo o que interessa é isso, pelo menos a mim.

E será este um defeito? Deveríamos ambicionar cada cada vez mais?

Não sei, e vocês? O que acham?

 

10 comentários

Comentar post