Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De repente já nos trinta

De repente já nos trinta

Movie Review | Snowden

16.11.16, Girl About Town

snowden-poster-usa-2016.jpg

 

Já vi este filme há imenso tempo, mas acho que vale a pena falar sobre o mesmo.

O filme conta-nos a historia de Edward Snowden, analista de sistemas que revelou detalhes sobre o sistema de vigilância global utilizado pelos Estados Unidos que visa a vigilância a nível global, vigilância essa que se aplica a todos nos.

O filme, uma espécie de cinebiografia de Snowden mostra-nos um pouco do seu percurso, como chegou até ali, mostra-o como um patriota que sempre fez tudo pelo seu pais e que se depara ao longo da sua carreira com um dilema que o faz por em causa tudo o que ele acreditava.

Leva-o à decisão de "trair" o seu pais e agir de acordo com os seus princípios o que faz com que seja hoje um procurado por traição acusado de vários crimes que o podem levar à prisão por mais de 30 anos.

O filme mostra esse seu percurso e as dúvidas e incertezas que foi vivendo assim como nos mostra as conversações com o jornal The Guardian que mais tarde revelou todos os pormenores sobre o caso.

Eu gostei mesmo muito do filme, esta muito bem estruturado, não esperaria menos de Oliver Stone, e apesar de tudo não é um filme que promova a polémica, foca-se muito no personagem principal e em como para ele o importante era que fossemos nos a decidir se queremos trocar a nossa liberdade por uma "proteção" promovida pelo excesso de segurança.

Um filme que vale a pena ver, assim como o documentário vencedor de um óscar que também tem como base o caso Snowden - Citizen4.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.