Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De repente já nos trinta

De repente já nos trinta

Isto de tentar ser mais saudável # 5 | E descobrir que estava a fazer tudo mal

29.05.17, Girl About Town

Alimentacao-equilibrada.jpg

 

Foi o que me aconteceu quando alguma má disposição regular me levou a uma consulta, que me levou a fazer analises, e que me levou novamente a uma consulta.

Descobri que estou com uma anemia, devido a uma carência elevada de ferro e ao facto de o meu organismo ter imensas dificuldades em absorver ferro, provavelmente fruto da anemia estou alguns (6 quilos) abaixo do meu peso dito saudável e ainda tenho o colesterol relativamente acima do normal (250)

Tinha para mim que era meio difícil ter estas coisas todas juntas ao mesmo tempo, quer dizer sempre associei o colesterol a pessoas com um peso mais elevado mas parece que afinal não tem nada a ver.

Há alguns meses que comecei a fazer algumas alterações na minha alimentação, adicionei mais legumes e reduzi progressivamente a carne chegando ao ponto de não comer carne nenhuma.

Porque? Varias razões, não sou muito adepta de carne, já andava enjoada de carne, e claro tinha como objetivo deixar de comer carne por causa da questão animal, não queria contribuir para a crueldade animal.

E foi por isto que fui ao médico, a minha mãe que não acredita que é possível ser-se saudável sem comer carne lá me obrigou a consultar a minha médica e até foi comigo à consulta, sim como se eu tivesse 10 anos.

Depois de feitas as analises tive que ir lá no mesmo dia levar um sermão da médica, principalmente por causa do meu peso e da anemia.

Comecei por fazer uma lista detalhada da minha alimentação que resultou num sermão ainda maior, carne para mim, arrisco dizer, para quem tem anemia  é fundamental então a primeira coisa é começar a comer carne novamente.

Fiquei  super triste porque realmente queria deixar a carne e acreditava que comendo alimentos ditos "substitutos" da carne a coisa iria correr bem, só que o problema é que a quantidade de ferro presente na maioria da carne é bem superior ao dos outros alimentos, alem disso é de mais fácil absorção.

Então lá comecei a comer carne novamente.

A minha alimentação agora é super confusa para mim, se por um lado tenho que evitar gorduras, doces, comer de mais, por outro tenho que ganhar peso e comer muita carne vermelha.

Ainda estou a fazer algumas alterações e ver o que resulta mas mais para a frente partilho convosco.

Isto tudo para dizer que por vezes queremos fazer dietas e alterar a nossa alimentação e muitas vezes não sabemos o que estamos a fazer e por isso podemos correr o risco de ainda piorar a coisa.

Ou seja, o melhor é sempre tendo oportunidade procurar a ajuda de alguém especializado que consiga nos ajudar a encontrar uma dieta equilibrada e adequada à nossa condição e nossas necessidades.

Daqui a dois meses tenho novos exames e consulta e espero que ai a coisa já esteja mais controlada.

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.