Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De repente já nos trinta

De repente já nos trinta

Aplicação "Mapa do Cidadão"

22.10.15, Girl About Town

Vi há uns dias uma reportagem na SIC sobre a nova aplicação que o governo estava a desenvolver e que permitia tirar senhas para os vários serviços públicos, nomeadamente loja do cidadão e conservatória, através de um smartphone.

Achei uma ideia gira, bem prática mas não pensei mais nisso pois não ando muito por esses serviços.

O meu namorado tinha que ir à segurança social pedir uns papéis para ativar um seguro que ele tinha feito para proteção de desemprego e andava todo aflito pois a segurança social tem estado cheia de gente e tem demorado uma eternidade e ele que é pessoa de pouca paciência já estava aflito.

Foi ai que me lembrei da tal aplicação - O mapa do cidadão e achei que fosse o momento ideal para testar a aplicação.

Foi só pesquisar no Play Store e lá encontramos a aplicação.

Tinha bastantes críticas negativas, que não abria, que era lento, que não fazia nada e etc.

Fizemos o download tanto no telemóvel do meu moço um Samsung já antigo e no meu um Huawei recente.

O download foi rápido e a abrir demorou um pouco mais no telemóvel do meu moço do que no meu mas nada de especial, um, dois minutos no máximo.

Depois a aplicação parece-me bastante intuitiva, aparece-nos um mapa com a nossa localização, os vários serviços disponíveis na zona, podemos explorar o mapa para percebermos qual fica mais perto, mais longe.

Depois de escolhermos a loja do cidadão, conservatória ou o que for, temos que escolher o serviço onde queremos tirar senha.

De imediato aparece-nos em que número vai as senhas, tempo de espera e o botão para retirarmos a nossa senha.

Depois de retirarmos a senha podemos guardar a mesma no telemóvel e quando chegamos à loja do cidadão é só mostrar a senha no telemóvel à pessoa que nos atender.

Nos optamos por ir à loja do cidadão de manhã então quando acordamos tivemos a ver através da aplicação como estava o andamento das senhas como estava a andar bastante rápido tiramos a senha antes de sair de casa.

Chegamos lá rapidamente, fomos acompanhando pela aplicação em que número ia a senha e quando lá chegamos só tínhamos duas pessoas à nossa frente.

Entretanto já experimentei com um serviço diferente quando fui mudar o registo automóvel e funcionou igualmente bem.

Ora eu acho a ideia muito boa, mas claro que ainda está numa fase muito embrionária, ainda não esta disponível em todas as lojas do cidadão do país, ainda esta a ser trabalhada, ainda vão ser feitas melhorias mas acho que vamos no bom caminho.

 

2 comentários

Comentar post