A candidatura à bolsa de estudos
Ando já há uns dias a pensar que tenho que tratar dos papeis para a bolsa de estudos mas como não ando com muito tempo, devido ao trabalho e ao estudo para os exames da época especial decidi esperar pela folga para poder fazer tudo com calma e de uma vez.
Hoje como estou de folga foi o dia de por a coisa em andamento.
Já sabia que precisava de alguns documentos, nomeadamente declarações da segurança social e atestados de residência do agregado familiar, e estes documentos tratei de os ir buscar atempadamente.
Todo o processo de candidatura à bolsa de estudos é feita através do portal da DGES e é tudo muito simples e fácil de fazer e tem até indicações em cada tópico a explicar o que é pedido.
Conclui esta parte rapidamente o pior veio depois, os documentos necessários.
Pedem imensos documentos, mesmo!
Felizmente já tenho alguns documentos necessários, os extratos bancários consigo facilmente através de ferramentas como o Net banco e os documentos relativos ao IRS, e comprovativos de imóveis e essas coisas todas também são facilmente adquiridos através do portal das finanças.
Ou seja este tipo de plataforma torna todo o processo de aquisição de documentos muito mais simples.
Falta-me apenas um documento que tenho que ir buscar ao centro de emprego e mais nada.
Agora só falta digitalizar o que tenho em papel e submeter todos os documentos.
Este ano consegui adiantar tudo cedinho, conto submeter todos os documentos na segunda.
Depois, é só esperar e rezar para ser este o ano em que tenho bolsa de estudos e deixo de andar a fazer ginásticas orçamentais para poder pagar as propinas.